Blogger news

27 de jan. de 2012

Taxa Tobin

James Tobin

Professor na Universidade de Yale de 1950 a 1988, foi galardoado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1981, "por sua análise dos mercados financeiros e suas relações com as decisões de despesas, empregos, produção e preços".
James Tobin foi um trabalhador incansável; até os 80 anos ainda dava expediente no seu gabinete em Yale. É autor de 16 livros e de mais de 400 artigos .
 A idéia de algum tipo de imposto sobre transações financeiras tenha adquirido algum impulso recentemente, na esteira da crise financeira, mas tem uma longa história.
Muitas vezes chamado de um imposto Tobin, o Tobin em questão é o falecido James Tobin, prêmio Nobel economista norte-americano.



 
Quais são os Impostos Tobin?

Eles são simples os impostos de vendas em negócios cambiais através das fronteiras. A proposta original veio de James Tobin, Ph.D., um economista laureado com o Nobel em Yale, mas os economistas, desde então, refinou sua abordagem. Impostos Tobin pode ser promulgada no mercado interno pelas legislaturas nacionais, mas vai exigir a cooperação multilateral para ser efetivamente aplicada ... Vontade política para a passagem é o maior obstáculo a ser superado, pela mobilização dos cidadãos ...
A proposta é importante devido ao seu potencial para prevenir crises financeiras. Além disso, a estimativa de US $ 100 - $ 300 bilhões por ano torna possível para atender às urgentes prioridades globais, tais como a prevenção do aquecimento global, doenças e pobreza. Ajudar a virar a maré para soluções globais no século 21 ...
 
Como Tobin estilo de Impostos iria funcionar:
  • Especuladores de moeda corrente de comércio mais de $ 1.8 trilhão de dólares a cada dia através das fronteiras. O mercado é enorme, e voláteis.
  • Cada comércio seriam tributados em 0,1 para 0,25 por cento de volume (cerca de 10 a 25 centavos por centenas de dólares)
  • Isso desestimularia trades de curto prazo da moeda, cerca de 90 por cento especulativa, mas deixe a longo prazo os investimentos produtivos intacta.
  • O mercado de moeda, assim, diminuir de volume, ajudando a restaurar a autonomia econômica nacional. Nações novamente poderia intervir de forma eficaz para proteger sua própria moeda de desvalorização e crise financeira.
  • Bilhões em receita, estimada em US $ 100 - $ 300 bilhões por ano, seriam gerados.
  • Receita poderia entrar em fundos fiduciários destinados para financiar urgentes prioridades internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário